Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

sexta-feira , 27 Junho 2014

Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

O Município de Vila Nova de Famalição é, desde 2014, parceiro do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), estrutura de acolhimento do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos, para a constituição de uma Antena de Informação Europeia.


Estabelecimento de Protocolo
Entre o IPCA através do projeto Cied de Barcelos (Centro de Informação Europe Direct de Barcelos) e o Município de Vila Nova de Famalicão/Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, com vista à criação de uma Antena de Informação Europeia.

O Protocolo foi oficializado a 21 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene de Inauguração da Antena que decorreu na Biblioteca Camilo Castelo Branco
A Antena de Informação Europeia é um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado por parte cidadãos à informação sobre a União Europeia e suas instituições.


Apresentação e Caracterização da Antena
A Antena de Informação Europeia está sedeada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, estando disponíveis materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes,...) sobre os mais variados temas europeus.

Os técnicos aí presentes esclarecem e respondem às perguntas colocadas pelos cidadãos que visitam o espaço adstrito à Antena de Informação Europeia.
Os materiais informativos disponíveis tornam-se úteis, quer no apoio aos jovens em idade escolar, quer no apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades profissionais, quer ainda ao cidadãos em geral, na medida em que poderão obter informação, respostas a perguntas sobre o funcionamento das Instituições Europeias, legislação, políticas, programas e financiamentos comunitários, entre outros.


Caraterização sumária da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco encontra-se integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas desde 1987, mas a sua centenária história nasce no dia 5 de outubro de 1913, data em que foi formalmente inaugurada e iniciou o seu percurso de afirmação cultural no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Ao longo da sua história, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco foi ocupando vários espaços na cidade de Famalicão fixando-se, no ano de 1992, num edifício próprio, construído de raiz para a prestação exclusiva de serviços bibliotecários à comunidade.
Assim, e de acordo com o que o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco afirmou-se no passado e afirma-se no presente como uma porta de acesso local ao conhecimento que fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural individual e dos diferentes grupos sociais de todo o concelho.
A biblioteca pública concretiza-se, assim, como sendo o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros, por isso os seus serviços são oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

Os espaços disponíveis ao público desta biblioteca encontram-se divididos em Sala de Fundo Geral, Sala Infantojuvenil, Sala de Audiovisuais, Secção de Periódicos, Sala de Fundo Local, Sala Eduardo Prado Coelho, Auditório, Cafetaria, Átrio de Exposições e Receção.

Os serviços disponibilizados pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco passam pelo serviço de consulta presencial, consulta do catálogo bibliográfico informatizado, consulta na internet, empréstimo domiciliário de livros, CD's e DVD's, empréstimo de exposições, serviço de apoio às bibliotecas escolares, serviço educativo e cultural, serviço de reprodução de documentos, internet sem fios, sítio na web, entre outros.


Algumas das atividades desenvolvidas em conjunto

Sessão de Inauguração da Antena

No dia 22 de fevereiro de 2014, numa Sessão Solene que decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco foi oficializado o Protocolo entre o IPCA e o Município de Vila Nova de Famalicão, do qual resulta a criação da Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Da Sessão Solene, que decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco - espaço físico da Antena, destacamos a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, do Presidente  do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, João Carvalho e do Deputado Europeu  Nuno Melo.

Acesso ao visionamento de "fotos" da Sessão de Inauguração e do Espaço físico da Antena

 

Links:

http://bibliotecacamilocastelobranco.org/?1&it=news&co=3651

http://www.vilanovadefamalicao.org/_famalicao_mais_perto_da_uniao_europeia

 

Publicação de artigos - Crónica Europe Direct

Informação e conhecimento na União Europeia: o papel das bibliotecas - Edição de 10-07-2014 -  Jornal Correio do Minho

 

Endereços e contactos da Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

Contacto personalizado
Carla Araújo
Chefe da Divisão Municipal de Bibliotecas e Arquivos do Munícípio de Vila Nova de Famalição

Endereço Postal
Avenida Dr. Carlos Bacelar
Apartado n.º 154
4761-925 Vila Nova de Famalicão

Contatos gerais

Tel.: (+351) 252 312 699 ou 917 864 507
E-mail: carlaaraujo@bibliotecacamilocastelobranco.org
Página web: www.bibliotecacamilocastelobranco.org
Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda