Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Atividades comemorativas do Dia da Europa na região Minho

terça-feira , 8 Maio 2018

Atividades comemorativas do Dia da Europa na região Minho

O CIED Minho, na qualidade de Centro de Informação Europe Direct, sedeado no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), Barcelos, a operar na área geográfica das NUTs do Alto Minho, Cávado e Ave, promove e apoia um conjunto de iniciativas, de cariz informativo, que visam comemorar o Dia da Europa.

Pela importância atribuída à data, considerando-se o dia 9 de maio como o dia de nascimento da atual União Europeia, no dia 9 de maio e durante todo o mês de maio, o Centro promove e apoia iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades da região (Ex. Municípios, Bibliotecas, Escolas) alusivas à comemoração do Dia da Europa.

Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, num discurso em Paris, apresentou a histórica e célebre Declaração Schuman, que ainda hoje se mantém atual. A ideia fundamental expressa na Declaração era a de que um país que não controlasse a produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro.

Pela sua notoriedade e atualidade, transcrevemos 2 asserções:

(…) “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.” (…)

(…) “A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.” (…)

Neste sentido, o CIED Minho lançou aos Municípios da sua área de intervenção, o desafio de hastear a Bandeira da União Europeia, no dia da Europa - momento especial para assinalar tão importante data para a Europa, na nossa região.

Foi ainda lançado convite aos Agrupamentos de Escolas da região, para o desenvolvimento de atividades comemorativas alusivas ao Dia da Europa e o envio de uma súmula das atividades promovidas de forma a possibilitar o envio de informação diretamente à Comissão Europeia, através da qual a mesma terá a perceção clara de como as nossas Escolas "trabalham" as questões da União Europeia, contribuindo para a formação de cidadãos europeus mais convictos e mais participativos!

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda