Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Comissão reúne líderes religiosos para debater uma União eficaz e baseada em valores

mardi , 7 novembre 2017

O Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, na presença da Vice‑Presidente do Parlamento Europeu, Mairead McGuinness, acolheu hoje uma reunião de alto nível de líderes religiosos de toda a Europa.

Esta 13.ª reunião anual de alto nível realizou-se no contexto do debate em curso sobre o futuro da Europa, lançado pelo Presidente Juncker com o Livro Branco da Comissão em 1 de março.

O Primeiro Vice-Presidente da Comissão, Frans Timmermans, afirmou: «O futuro da Europa está nas mãos dos cidadãos. Definir o nosso futuro é da nossa responsabilidade coletiva, com os nossos valores comuns como linha de rumo. O diálogo regular com as organizações confessionais, tal como com as organizações não confessionais, permite-nos abordar a questão do nosso futuro comum sob diferentes perspetivas. É graças a este diálogo inclusivo que podemos definir a melhor via para moldar o nosso futuro comum.

A reunião de alto nível de hoje, parte do diálogo regular com as igrejas, comunidades religiosas e organizações filosóficas e não confessionais, previsto no artigo 17.º do Tratado de Lisboa, proporcionou a ocasião de manter debates em profundidade sobre temas relativos a questões de valores e de governança. O debate em curso sobre o futuro da Europa refere-se a uma Europa mais unida, mais forte e mais democrática. Os participantes analisaram igualmente a dimensão humana da Europa, em especial as suas dimensões social e ambiental e a forma como a sua construção deve assentar nos princípios da solidariedade, da justiça social e da sustentabilidade. Os dirigentes presentes foram convidados a colaborar com a Comissão ao longo de todo o processo de reflexão sobre o futuro da Europa. Ficou acordado que o diálogo sobre os temas debatidos hoje deverá prosseguir.

Enquadramento

São regularmente realizadas reuniões e discussões de alto nível entre a Comissão Europeia e as igrejas, as associações e comunidades religiosas, e ainda com as organizações filosóficas e não confessionais.

A reunião de alto nível de hoje com os líderes religiosos é a 13.ª reunião anual de alto nível organizado pela Comissão. Desde 2009 o diálogo com as igrejas, as comunidades religiosas e as organizações filosóficas e não confessionais está consagrado no Tratado de Lisboa (artigo 17.º do TFUE). O diálogo está sob a alçada do Primeiro Vice-Presidente Timmermans. A Comissão realizou a sua reunião anual com organizações não confessionais em 19 de junho de 2017 sobre o mesmo tema do futuro da Europa (ver o comunicado de imprensa).

Em março, a Comissão apresentou o Livro Branco destinado a lançar um processo de reflexão sobre o futuro da Europa. A Comissão comprometeu-se então a realizar diálogos em várias cidades e regiões europeias com diferentes grupos, a fim de incentivar o debate sobre as perspetivas para a Europa em 2025. No seu discurso de 2017 sobre o estado da União, o Presidente Juncker apresentou mais pormenorizadamente a sua visão do futuro da Europa, salientando que a Europa é, antes de mais, uma União de valores. O Presidente Juncker definiu igualmente um roteiro para uma União mais unida, mais forte e mais democrática.

Para mais informações

Estado da União 2017

Livro Branco sobre o Futuro da Europa e o Rumo a Seguir

Diálogo da Comissão Europeia com as igrejas, comunidades religiosas e organizações filosóficas e não confessionais

Lista de participantes

  • Imã Seyran ATEŞ, fundador da mesquita Ibn Rushd-Goethe de Berlim
  • Metropolita CLEOPAS da Suécia e de todos os países escandinavos, Patriarcado Ecuménico de Constantinopla,
  • Elder Massimo DE FEO, presidente da área da Europa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
  • Ron EICHHORN, Presidente da União Europeia de Budistas
  • Metropolita EMMANUEL de França, vice-presidente da Conferência das Igrejas Europeias, Patriarcado Ecuménico de Constantinopla
  • Rabino Albert GUIGUI, Grão Rabino de Bruxelas
  • Bispo Jean-Claude HOLLERICH, Arcebispo de Luxemburgo
  • Imã Tareq OUBROU, Grande Imã de Bordéus
  • Irmgard SCHWAETZER, Presidente do Sínodo da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD)
  • Bispo Noel TREANOR, Bispo de Down e Connor
  • Arcebispo Urmas VIILMA, Igreja Evangélica Luterana da Estónia
Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda